As virtudes teologais da Fé, da Esperança e da Caridade, dons concedidos por Deus ao Venerável Manuel Nunes Formigão e que ele sempre procurou colocar em prática ao longo da sua vida, são colocadas em destaque pela Congregação que fundou.
Com o propósito impulsionar o conhecimento sobre o seu fundador e por não ser possível a habitual realização de jornadas, conferências e retiros periodicamente organizados, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) preparou três pequenos filmes para divulgação online nas suas páginas oficiais nas redes sociais.
O terceiro e último filme da série versa sobre a virtude teologal da Caridade e é lançado hoje, 13 de maio de 2021, festa de Nossa Senhora de Fátima, dia em que a Congregação celebra a sua Titular e Padroeira. "A vida e o magistério do Padre Manuel Nunes Formigão são um testemunho eloquente da virtude da Caridade. Oprincípio e o fim da sua vida cristã caracterizavam-se pela constante preocupação em manifestar o amor de Deus e o amor do próximo, como normas orientadoras de uma vida melhor já neste mundo. (...) A caridade do Padre Formigão manifestava-se, antes de mais, na dedicação plena em mostrar como o amor de Deus devia ser o ponto de partida e de chegada de toda a existência humana, como era fundamental amar a Deus de todo o coração, como era importante testemunhar quanto o pecado ofendia a Deus e bloqueava a realização do ser humano. Radicam neste amor a sua dedicação aos outros, a paciência nas tribulações e o sentido de Reparação que ele incutiu na divulgação da mensagem de Fatima e na fundação da Congregação de Irmãs Reparadoras", sublinha o trabalho audiovisual.
Recorde-se que, o primeiro filme foi lançado 18 de fevereiro de 2021, por ocasião do aniversário do Batismo de Manuel Nunes Formigão, na Igreja de S. João Baptista, em Tomar, e pretendeu sublinhar no sacerdote a virtude da Fé. “Homem de Deus, o padre Formigão, em íntima união com Ele, moldou toda a sua vida por esta virtude, que viveu como dom, luz e força da sua movimentada existência”, refere monsenhor Arnaldo Cardoso, Postulador da Causa de Canonização do Venerável Manuel Nunes Formigão. O filme, produzido e realizado pela empresa fatimense BILD, fez-se sobretudo com imagens gravadas no Espaço Padre Formigão / Casa do Apóstolo de Fátima.
O lançamento do segundo filme coincidiu com o dia de Páscoa, 4 de abril. A data foi escolhida por ser a da Ordenação Sacerdotal do Venerável Manuel Nunes Formigão, em 1908, em Roma. “A virtude da esperança fazia parte do universo espiritual do Servo de Deus. Ela emerge nos seus discursos e nas suas atitudes, sobretudo quando experimenta a contingência do corpo, muitas vezes, doente, e das circunstâncias, muitas vezes adversas”, explica a irmã Gertrudes Ferreira, Vice-Postuladora da Causa de Canonização do Venerável. Neste filme sobressai a dramatização com o padre Manuel Formigão como única personagem, em vários lugares de Fátima, nomeadamente, nos Valinhos, no Montelo, na Igreja Paroquial e no Santuário, espaços profundamente ligados à missão de investigação que lhe foi confiada pela hierarquia da Igreja e à sua permanência na localidade, junto dos protagonistas e suas famílias e da população local.