O Senhor Bispo, Cardeal D. António Marto convidou todos os diocesanos a preparar a peregrinação anual ao Santuário de Fátima vivendo em casa, em família, uma semana com mais sentido espiritual, guiados pelo lema do salmo: ”As vossas palavras Senhor é luz dos meus caminhos”.
Em março de 2021, Dom António Marto veio presidir à celebração da Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade, em nome e por todos os queridos diocesanos que não se deslocaram ao Santuário da Cova da Iria.
Na homilia lembrou as circunstâncias adversas à possibilidade de se reunirem, aos milhares no recinto dizendo: “Não celebramos com os milhares de fiéis, no recinto deste santuário, para respeitar as exigências sanitárias”. E continuou afirmando: “A ausência dos que não puderam vir é apenas física porque estão nas suas casas, neste momento, a viver unidos espiritualmente connosco e, nós aqui, com os que estão nas suas casas”.
Como ‘pai’ carinhoso lembrou a todos: “Este longo tempo de pandemia tem sido tempo de provação para a nossa fé, que tem sido privada de celebrações comunitárias. Nesta situação, todos nós sabemos como é fácil ser contagiado com o vírus do desencorajamento, mas o Senhor também nos oferece uma vacina contra este vírus maligno - a esperança. Com a esperança caminhamos com alegria sempre nova”.
Convidou com uma palavra de coragem, pois é importante sair deste tempo de provação como melhores cristãos, com a fé mais amadurecida e mais forte, com a esperança mais firme e mais confiante, com a ajuda da Virgem Maria.
Rezou assim:
MARIA MÃE DO SIM
Maria, Tu escutaste Jesus, conheces o timbre da Sua voz
e o bater do Seu coração, melhor do que ninguém.
Maria, fala-nos d’Ele, e conta-nos o Teu caminho,
para O seguirmos no caminho da Fé.
Maria, fala-nos de Jesus, para que a frescura da nossa Fé
brilhe nos nossos olhos e aqueça o coração
de quem nos encontra, como Tu fizeste visitando Isabel.
Maria, Virgem das Bodas de Caná, ajuda-nos a levar a alegria
ao mundo, e leva cada um de nós
a empenhar-se no serviço dos irmãos.
Maria, Senhora de Fátima, Porta do Céu, ajuda-nos
a elevar o olhar para o alto.
Queremos ver Jesus, falar com Ele,
e anunciar a todos o Seu Amor.
Ámen
Artigo publicado na Stella n.702 | Abril de 2021
Imagem: Fracção do Painel da Igreja da SST no Santuário de Fátima de Marko Rupnik