Assinar a revista Stella
Assine a
Stella

Em Timor-Leste: Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão com obras de ampliação

IRNSF | 11-06-2021 Em Timor-Leste: Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão com obras de ampliação

A missão das IRNSF em Timor-Leste iniciou em final de maio uma nova fase: a ampliação do Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão, a funcionar atualmente “em instalações provisórias e insuficientes”.


“Sonhamos com cerca de um ano e meio para a conclusão da obra, se tivermos apoios para a sua continuidade”, explica a irmã Cristina Macrino, ali em missão.

“É uma construção que já aguardávamos desde 2013, que não foi possível desenvolver antes. Pusemos agora mãos à obra com uma primeira ajuda solidária que chegou. Iniciámos a preparação do terreno, a construção das paredes de retenção e de uma escadaria que dará acesso à nossa residência”, explica a irmã Cristina Macrino.

A obra é construída num vale abaixo da missão e residência da Congregação das IRNSF, num terreno adquirido para essa finalidade, no distrito de Bobonaro, no Suco Tapo – Memo [um suco corresponde a uma freguesia].  A missão está a cerca de 7 km da cidade distrital, Maliana, a uma distância de 4 horas [embora 150 km] da cidade capital, Díli.  

Para esta primeira fase, a Congregação teve “um apoio da Papal Foundation, uma organização internacional em que o Vaticano colabora como intermediário da confirmação da veracidade da obra, e de uma da organização Católica da Coreia do Sul, a Peacemakers”, explica a irmã Cristina.  

Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Timor desde 2011

O Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão trabalha na área da educação, nomeadamente com a promoção da língua portuguesa, com o acompanhamento de estudo às crianças em idade escolar, formação na área de informática, desenvolvimento de artesanato local, formação profissional, espiritual e pastoral.

O objetivo “deste centro é continuar a apoiar crianças dos 4 aos 18 anos de idade com atividades diversas e com acompanhamento dos que têm menos possibilidades económicas. Pode parecer pouco, mas aqui tudo é muito importante, até todos terem uma merenda”.

A Congregação tem um apoio financeiro do Ministério de Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste “que nos ajuda nas despesas básicas deste trabalho com as crianças”. 

Com as obras agora iniciadas, “o Centro Padre Manuel Nunes Formigão apoiará cerca de 350 crianças em salas diversas, terá uma residência para voluntários que queiram dar um tempo e partilhar a sua experiência connosco, havendo possibilidade também de apoiar em estudos universitários. O Centro Padre Manuel Nunes Formigão terá também uma pequena biblioteca para consulta e leitura em língua portuguesa”.

“Pretendemos ficar mais próximas das famílias e ao mesmo tempo identificar problemas sociais ou de saúde e encaminhar para o nosso apoio na Clínica Madre Cecília dos Santos, inaugurada a 25 de julho de 2020, após a reconstrução de um edifício antigo. É atualmente ali que se prestam cuidados de saúde primários, de educação para a saúde materno-infantil higiene e nutrição”, explica a irmã Cristina Macrino que acrescenta que a designação da clínica como Clínica Madre Cecília dos Santos pretendeu perpetuar a memória da religiosa cofundadora da Congregação com o padre Manuel Nunes Formigão.

“Apelamos a todos os que nos queiram ajudar neste sonho que é dar continuidade a uma obra para a educação, ajuda social e acompanhamento às crianças que desenvolvem as suas capacidades”, concluiu a irmã Cristina Macrino.

Na perspetiva da religiosa portuguesa em Timor, “estamos numa situação em Timor-Leste de muitas dificuldades económicas, políticas e de saúde muito rudimentar. Precisamos de muitos apoios internacionais em especial, recursos humanos e meios técnicos. O nosso contributo nestas áreas da educação, apoio social e saúde só será possível se tivermos também apoios do exterior. Acreditamos com esperança que Deus comanda a nossa missão e irá providenciar toda a ajuda”.