A fama de santidade de que gozava o Venerável Manuel Nunes Formigão, amplamente reconhecida por inúmeros testemunhos orais e escritos, e a consciência de que a luz não deve ficar escondida mas colocada bem alto para servir de exemplo e incentivo ao Povo de Deus, levou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, a diligenciar a introdução da Causa de Canonização do seu Fundador, juntamente com a diocese de Leiria-Fátima de que era então Bispo D. Serafim Ferreira Sousa e Silva.
A Conferência Episcopal Portuguesa, sob a presidência do Cardeal Patriarca D. José Policarpo, deu a sua anuência em Novembro de 2000.
Após a introdução da Causa de Canonização, a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima fundou o Boletim Apóstolo de Fátima, que é publicado desde 2001, tem periodicidade trimestral, integra, como suplemento, as edições da revista Stella, e tem como objetivo divulgar o conhecimento da vida e das virtudes do padre Manuel Nunes Formigão, assim como as graças obtidas por sua intercessão.
Manuel Nunes Formigão foi declarado Venerável a 14 de abril de 2018, pelo Papa Francisco.